Media coverage

Campanha “Juntos por uma Europa livre de prostituição” é lançada hoje

O Lobby Europeu de Mulheres promove o debate no espaço do CES, em Lisboa

Para lançar a campanha promovida pelo Lobby Europeu de Mulheres “Juntos por uma Europa livre de Prostituição”, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres organiza um seminário europeu sobre “Prostituição e Tráfico de Seres Humanos para Fim de Exploração Sexual” hoje, no espaço do CES, em Lisboa.

O tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual é uma grave violação dos direitos humanos que, em 98% dos casos, afeta mulheres e crianças. Cerca de 79% de todos os casos de tráfico de seres humanos é para fins de exploração sexual e 85% das vítimas são mulheres.

Segundo dados das Nações Unidas todos os anos são traficadas cerca de 2,4 milhões de pessoas das quais a grande maioria são mulheres e crianças do sexo feminino para fins que se relacionam com a prostituição.

“Acreditamos que a prostituição é uma violação grave dos direitos humanos das mulheres e das crianças” refere Margarida Medina Martins, presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e fundadora da Associação de Mulheres contra a Violência.

“É uma forma grave de violência e uma das consequências extremas da desigualdade de género na nossa sociedade. A prostituição viola o direito fundamental à dignidade e perpetua a dominação masculina sobre as mulheres, através da mercantilização da mulher. A prostituição perpetua-se pela existência de mulheres em posição económica muito vulnerável e, também, pela existência de homens que as compram”, acrescenta.

Leir mas.

Latest video

EWL event "Progress towards a Europe free from all forms of male violence" to mark the 10th aniversary of the Istanbul Convention, 12 May 2021.

Facebook Feed

Get Involved