Media coverage

Campanha “Juntos por uma Europa livre de prostituição” é lançada hoje

O Lobby Europeu de Mulheres promove o debate no espaço do CES, em Lisboa

Para lançar a campanha promovida pelo Lobby Europeu de Mulheres “Juntos por uma Europa livre de Prostituição”, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres organiza um seminário europeu sobre “Prostituição e Tráfico de Seres Humanos para Fim de Exploração Sexual” hoje, no espaço do CES, em Lisboa.

O tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual é uma grave violação dos direitos humanos que, em 98% dos casos, afeta mulheres e crianças. Cerca de 79% de todos os casos de tráfico de seres humanos é para fins de exploração sexual e 85% das vítimas são mulheres.

Segundo dados das Nações Unidas todos os anos são traficadas cerca de 2,4 milhões de pessoas das quais a grande maioria são mulheres e crianças do sexo feminino para fins que se relacionam com a prostituição.

“Acreditamos que a prostituição é uma violação grave dos direitos humanos das mulheres e das crianças” refere Margarida Medina Martins, presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e fundadora da Associação de Mulheres contra a Violência.

“É uma forma grave de violência e uma das consequências extremas da desigualdade de género na nossa sociedade. A prostituição viola o direito fundamental à dignidade e perpetua a dominação masculina sobre as mulheres, através da mercantilização da mulher. A prostituição perpetua-se pela existência de mulheres em posição económica muito vulnerável e, também, pela existência de homens que as compram”, acrescenta.

Leir mas.

Latest video

Loud and United to end violence against women and girls, European Women’s Lobby Conference, 6 December 2017, Brussels.

Find more videos on our Youtube channel

Facebook Feed

Get Involved