Media coverage

Campanha contra a prostituição com anúncio provocador (COM VÍDEO)

Por: Lusa/JCM

A campanha, intitulada ’Juntos por uma Europa livre de prostituição’, que tenciona chegar a todos os Estados-membros da União Europeia, exorta os cidadãos, governos nacionais e UE a tomarem acções concretas com vista a pôr fim ao que a LEM denuncia como "tolerância da sociedade" face à exploração sexual e económica das pessoas que caem na prostituição".

"Do nosso ponto de vista, o sistema da prostituição espelha a desigualdade, é um local onde a violência e a opressão estão dissimuladas pela da imagem distorcida de uma igualdade, através de uma troca comercial", defende Rada Boric, do Lóbi Europeu de Mulheres.

Para contrariar esta "imagem distorcida", o realizador belga Patrick Jean realizou um vídeo de um minuto, o principal símbolo da campanha, no qual se vê um homem prostituto a receber em sua casa uma série de mulheres, que deixam dinheiro em cima da mesa, como pagamento pelos seus favores sexuais. O prostituto vê-se obrigado a fazer sexo oral com mulheres muito pouco atraentes para ganhar dinheiro.

Patrick Jean explicou que a ideia surgiu em vários debates com outros homens, muitos dos quais consideravam a prostituição um fenómeno natural, invocando a liberdade das mulheres em venderem o seu corpo.

"Nessas conversas eu dizia-lhes para se colocarem na pele de uma prostituta. O que sentiriam se tivessem de fazer sexo com 10, 15 mulheres desconhecidas, pelas quais não sentiam qualquer atracção?" O vídeo foi concebido para abalar as certezas de muitos homens.

A organização disponibiliza o vídeo no seu site, em 18 línguas, entre as quais o Português, mas espera que venha a ser passado em canais televisivos de vários países europeus.

"Queremos chamar a atenção não tanto para a violência em torno da prostituição, mas para a violência que a prostituição constitui em si mesma", sintetizou Grégoire Théry, administrador da uma organização não-governamental Sawa.

ATENÇÃO: Este vídeo poderá ferir a susceptibilidade dos leitores mais impressionáveis.

Latest video

Loud and United to end violence against women and girls, European Women’s Lobby Conference, 6 December 2017, Brussels.

Find more videos on our Youtube channel

Facebook Feed

Get Involved